sábado, 8 de fevereiro de 2014

DEUS

DEUS


DEUS – PAI E CRIADOR

INCENTIVO INICIAL: mostrar diversas imagens: homem, mulher, pássaro, montanha, árvore, cachorro, etc., e perguntar às crianças se tudo o que foi mostrado é Deus. Todas devem ser unânimes em dizer “não”.

CONTEÚDO:
Perguntar: Como é Deus? Perguntar a cada uma delas para entender como elas O entendem individualmente. Devemos retirar de suas mentes que Deus é uma pessoa como nós. Nem mesmo sabemos de que matéria é nosso Espírito, como poderemos saber que é Deus. (mostrar uma gravura de duas crianças pensando)


Em seguida pedir que elas fechem os narizes durante alguns segundos. Elas não conseguirão respirar, obviamente. Explicar, então, que Deus é como o ar que respiramos: não o podemos ver, mas Ele faz parte de nós, sem Ele não vivemos. (mostrar uma gravura de uma criança tampando o nariz).


O passo seguinte é pedir que elas fechem os olhos e assoprar em seus rostos. Depois comentar que como o vento que sentimos em, nossos rostos e que balança as árvores, (mostrar gravuras de uma árvore balançando) é como Deus para nós. Ele está sempre ao nosso lado, podemos senti-Lo como o vento, mas não podemos vê-lo.




Mostrar a gravura de uma vela acesa e de uma fogueira, e perguntar: Vocês sabem como é o calor? Vocês sentem o calor? Pois Deus é como o calor que se sente e não se vê. Como o ar que ninguém vê. Como a luz que brilha e não tem forma. (mostrar gravuras ou imagens).




Por falar em forma, que forma Deus tem? Ninguém sabe. O ar, o vento, a luz não têm forma. Deus também não tem forma.


Alguém consegue olhar para o Sol? Pois se pudéssemos olhar para Deus, nossos frágeis olhos não conseguiriam. Pois Deus é muito maior, mais poderoso, mais forte que o Sol. (mostrar gravura do Sol).


Na Terra, apenas Jesus conhecia Deus, podia vê-Lo e conversar diretamente com Ele.
Mostrar gravuras da Natureza dizendo que Deus é Grande, Forte e Bom, que faz coisas boas, grandes e fortes. Não vemos Deus, mas Ele está em todo lugar. Ele está longe, mas também está perto. Eu não o vejo, mas ele está sempre comigo, porque está em todo lugar.
Deus é perfeito. Ele está presente na Natureza e Sua criação é perfeita.



BONDADE DIVINA

INCENTIVO INICIAL: levar um caderno vazio e dizer que sem a “Bondade Divina” nossa vida pode ser comparada a um livro (ou caderno) vazio.

CONTEÚDO:
  • Deus sempre nos ampara, pois está em toda a parte, tudo vê, tudo preside, mesmo às coisas mais simples.
  • A ação de Deus está em todo o Universo, em cada ser da Criação.
  • Jesus nos ensinou que Deus tudo sabe, até mesmo o que desejamos Lhe pedir.
  • É importante sabermos que a “Bondade Divina” se faz constantemente através dos trabalhadores espirituais.
  • O que nos cerca, o que precisamos é a vontade do Pai.
  • Às vezes, não compreendemos a Bondade Divina, tal como a criança que não aceita o remédio amargo que lhe faz bem.

  • Confiando em Deus, Ele nos manda os amigos espirituais ou encarnados em nosso socorro.
  • Quando deitamos à noite, nós confiamos nosso Espírito a Deus e acreditamos que no dia seguinte o Sol brilhará.
  • Quando o agricultor joga a semente na terra, ele confia que ela brotará e frutificará. Mesmo sem acreditar em Deus, ele “confia”.
  • Confiar na Natureza é confiar em Deus.
  • Em tudo está a “Bondade Divina”. Só é preciso estar pronto para ver, estar preparado para olhar pelo lado certo.
  • O astronauta confia que a base de lançamento irá resgatá-lo do espaço. Nós também devemos confiar na Bondade Divina a nos resgatar das maldades.



PROVIDÊNCIA DIVINA

INCENTIVO INICIAL – pedir às crianças que desenhem o espaço infinito: planetas, satélite, estrelas, cometas, etc.

CONTEÚDO:
  • INFINITO – o que não tem começo e nem fim, o desconhecido.
  • Deus é infinito? – Definição incompleta. Pobreza de linguagem dos homens. Compreender o que é Deus está acima da inteligência humana.
  • Como o infinito é uma abstração, definir Deus como infinito é tomar uma coisa pelo que também não é.
  • PROVAS DE DEUS – não há efeito sem causa. Procurando tudo o que não é obra do homem, nossa razão nos responderá.
  • O UNIVERSO EXISTE? – Sim, estamos nele. Existem pessoas que dizem que Deus não existe, mas como explicar o Universo. Se Deus não existe, como explicar que o “nada” pôde criar alguma coisa.
  • O sentimento da existência de Deus existe em nosso íntimo, mesmo os selvagens têm este sentimento.
  • Na formação das coisas e dos seres há uma combinação primeira, e elas não se aglutinam “por acaso”. O “acaso” não é um ser inteligente. Um acaso inteligente não seria mais o acaso.
  • Um homem, por mais inteligente que seja, é capaz de com sua força mental ou física fazer uma semente de pêssego, por exemplo, germinar? Crescer e dar frutos?
  • Quando o Espírito que habita o homem se libertar da matéria, e, pela sua perfeição, estiver próximo Dele, então o verá e o compreenderá.
  • Deus não é uma “criatura”.
  • Para nós, no momento, basta crer que Deus existe. Mal conhecemos a nós mesmos. Primeiro temos que conhecer nossas imperfeições, não penetrar no impenetrável.
  • Muitas opiniões já foram dadas a respeito de Deus. Os homens orgulhosos tentam defini-lo, mas Deus não é um ser material, por isso não podemos dizer que nós, a natureza, o universo são partes de Deus, pois a matéria está sempre se modificando e Deus é imutável.
  • “Não sabemos tudo o que Ele é”.
  • A inteligência de Deus se revela em Suas obras, como a de um pintor em seu quadro; mas as obras de Deus não são mais o próprio Deus que o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.
  • Jesus nos ensinou que Deus tudo sabe, até mesmo o que desejamos lhe pedir, mas é necessária nossa atitude receptiva (aposento íntimo) para percebermos e assimilarmos a resposta de Deus às nossas necessidades.
  • Sempre recebemos o Divino amparo, mesmo quando não compreendemos a vontade do Pai em nosso favor.
  • Imagine uma criança que não aceita o “remédio amargo”. “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e Vosso Pai as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”.
  • O Pai sempre ouve as nossas rogativas, mas é preciso discernimento para compreender as respostas d’Ele e aproveitá-las.

AMOR A DEUS

INCENTIVO INICIAL: escrever em pedaços de papel o nome de cada criança presente na aula. Entregar o papel dobrado para cada criança respectivamente, explicando que ali está o nome da pessoa que eles mais devem amar: A SI MESMOS.

  • Mostrar a gravura de uma família: AMOR À FAMÍLIA
  • A gravura de uma sala de aula ou de um ambiente de trabalho: AMOR À SOCIEDADE

  • Uma árvore, animal, água ou outras gravuras da natureza: AMOR À NATUREZA.
  • Dois amigos: AMIZADE
  • AMOR AOS INIMIGOS: este é o exercício mais difícil. Amar aos inimigos não significa que devemos abraçar e receber em nossa casa pessoas das quais não gostamos ou que não gostam de nós. Mas não fazer mal a elas; orar por elas; não lhes desejar o mal.


  • Como amar a Deus sem ter exercitado o AMOR?
  • Como amar algo que não imaginamos o que é?
  • Nós conhecemos Deus no momento de nossa criação, e quando chegamos à Perfeição.
  • Mostre uma gravura de uma mãe com seu filho: imagine que a mãe é Deus, e que ela delegasse a outras pessoas o cuidado e a criança só voltasse a encontrar sua mãe, quando adulta. Embora todo este tempo longe, em nenhum momento ela o teria abandonado.
  • Deus é pai de tudo e de todos. Se não aprendermos a cuidar da natureza, de nossos semelhantes, dos animais, da água, não podemos dizer que amamos a Deus.

DEUS CUIDA DE MIM

INCENTIVO INICIAL:
Mostrar uma gravura de uma mãe com seu filho no colo.

Perguntar:
  • O que representa esta gravura?
  • O bebê vive sozinho?
  • A mãe ama seu filho?
  • Cuida dele? Protege? Alimenta?
  • Quando ele cresce os cuidados continuam?
  • Quando fica adulto a mãe continua a amá-lo? Preocupa-se com ele? Fica triste quando algo ruim lhe acontece?
  • Interfere nas suas decisões? Ou apenas ajuda-o?

CONTEÚDO:          
  • Assim é Deus. A imagem de uma mãe é a representação imperfeita do amor e do cuidado de Deus para conosco.
  • Devemos confiar em Deus como confiamos naqueles que nos amam e nos protegem: mães, pais, professores, médicos, etc.
  • Como Deus está em toda parte, tudo provê, tudo assiste, temos sua ação providencial constantemente.
  • Deus tudo criou, então Ele cuida de tudo: das pedras, das sementes, das plantas, dos animais, da água, do Sol e de nós, que devemos aprender a cuidar das coisas de Deus e sermos seus herdeiros, como Jesus já nos falou.
  • Somos irmãos de Jesus. O Mestre nos apresentou Deus como um Pai, amoroso e justo.
  • E Deus “cuida de todos”, bons e maus, pobres e ricos, assim como o Sol ilumina a todos da mesma maneira.

FIXAÇÃO:
Contar a Parábola da Ovelha Perdida, mostrando que Deus cuida de todos como o pastor cuida de todas as ovelhas. (NESTE BLOG TEM A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA COM GRAVURAS)


DIVERSAS FIXAÇÕES:

  • História do livro “Ideias e Ilustrações” Cap. 7: “Do Socorro Divino – A RESPOSTA CELESTE”, usando gravuras. Comentar e pedir às crianças que contem suas próprias experiências a respeito do socorro Divino em alguma situação de suas vidas.














  • Utilizar cartões com profissões variadas. Cada criança pega um cartão, diz o que é e explica como aquele profissional pode amar a Deus.



  • História do livro “Pai Nosso” de Meimei: “Presença Divina”.










ATIVIDADE:

Levar um desenho onde elas devem procurar animais numa paisagem e colorir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário